09 abril 2009

Comunidades da Graça vs. Comunidades do Desempenho (3)

Criando Comunidades da Graça

Tim Chester

Como podemos criar comunidades da graça? Deixe-me sugerir sete idéias:

1. Faça conexões
Precisamos ensinar, falar, cantar e orar graça. Mas precisamos também fazer conexões para as pessoas. Podemos crer na justificação pela fé para o último dia, mas duvidar da justificação pela fé para o dia seguinte. Na segunda de manhã, no local de trabalho ainda estamos tentando mostrar a nossa capacidade, encontrar identidade em nossas conquistas.

2. Dê boas-vindas ao caos
Dê boas-vindas a pessoas complicadas. Não reprima os conflitos. Não esconda os problemas.

3. Pare de fingir
Não esconda seus próprios problemas. Você precisará exercitar a discrição: deixe todo mundo saber que está em conflito e deixe algumas pessoas saber qual é o seu conflito.

4. Pare de representar
Não faça show. Não leve as pessoas a representar, a produzir resultados, a fazer tudo certo o tempo todo. Dê às pessoas permissão para falhar. Nós percebemos que, por exemplo, estudos bíblicos formais e orações eloqüentes privam os direitos das pessoas semi-analfabetas.

5. Coma e beba com pessoas discriminadas
Jesus come e bebe com pecadores. É uma poderosa expressão de comunidade. Pensamos que estamos promovendo graça se executamos projetos para os pobres, mas estamos apenas na metade do caminho. Continuamos a agir a partir de uma posição de superioridade, que somos capazes e eles não são. A dinâmica é totalmente diferente quando comemos juntos. Encontramo-nos como iguais, compartilhamos juntos, aceitamos uns aos outros, desfrutamos uns dos outros.

6. Dê às pessoas tempo para mudar
Quanto tempo você demorou para tornar-se perfeitamente como Jesus? Naturalmente, você ainda está mudando. Parece haver alguns pecados que estamos dispostos a trabalhar durante a vida toda, mas outros que exigimos mudança instantânea. Porque isto acontece? A resposta, obviamente, é que queremos que as pessoas sejam respeitáveis. Não queremos uma comunidade bagunçada.

7. Concentre-se no coração
Demasiadas vezes nos concentramos sobre os comportamentos que gostaríamos que as pessoas interrompessem ou iniciassem. Mas Jesus diz que o nosso comportamento vem do coração (Marcos 7:20-23). Nosso foco precisa estar no coração. Nosso trabalho é ajudar as pessoas a encontrar alegria em Cristo.

Fonte: Blog do Ministério “The Resurgence”
http://theresurgence.com/chester_creating_communities_of_grace

Nenhum comentário: